quinta-feira, 6 de junho de 2013

A fase de pós-produção

Uma vez estando com todos os canais gravados iniciamos a última etapa do processo de produção musical: a fase de pós-produção. Durante esta fase são realizados três processos importantes e fundamentais: as edições, a mixagem e a masterização.
O primeiro passo da pós-produção é a edição dos canais gravados. Nele fazemos correções em tempo e afinação, remoção de ruídos, escolha das melhores tomadas, sequenciamento das tomadas...
Durante o processo de mixagem manipulamos os canais do master de gravação até que obtenhamos a sonoridade desejada em cada tema. Devemos considerar que se durante o processo de gravação o que importava era a qualidade sonora de cada canal de forma individual, agora, durante o processo de mixagem o que importa é a sonoridade de cada um dos temas que compõem a produção de forma independente. Portanto, é certo que a sonoridade de cada canal será modificada para que seja alcançada em cada um dos canais a sonoridade que contribua ao ambiente sônico que se deseja no tema como um todo. Para isso o engenheiro de mixagem conta com todo um arsenal de processadores que o estúdio venha a possuir (equalizadores, processadores de dinâmica, delays,...).
Como resultado do processo de mixagem obtemos os diferentes arquivos ou gravações correspondentes aos temas.

Sem comentários:

Enviar um comentário