quinta-feira, 6 de junho de 2013

A fase de produção

Se consideramos que a fase de pré-produção determina 90% da qualidade artística da obra musical, podemos dizer que a fase de produção determina 90% da qualidade técnica. Basicamente a fase de produção consiste em registrar os diferentes instrumentos musicais e elementos que compõem a produção musical. Para que a qualidade artística da obra não se perca durante a gravação tem que se conseguir com que os músicos executem perfeitamente a interpretação musical em todas as tomadas. Para isso é muito importante que as condições de trabalho sejam adequadas, já que o trabalho em um estúdio de gravação pode chegar a ser muito estressante e qualquer contrariedade que um músico possa vir a sofrer afetará a qualidade musical dos canais gravados. Portanto, é de vital importância que o estúdio ofereça um ambiente de trabalho acolhedor através de uma estética adequada, condições de temperatura e humidade corretas, a escuta do retorno durante a gravação das tomadas deve ser boa,... Também é muito importante que a relação entre o pessoal implicado na gravação seja perfeito e que não existam tensões pessoais que possam vir a atrasar a produção e que jogue por terra a qualidade musical da obra. Além disso, qualquer problema técnico que possa surgir, deve ser sanado rapidamente para que o músico não perca a concentração.
Muita gente subestima a fase da produção dizendo "isso a gente conserta nas edições, na mixagem, ou na masterização". Isso é um erro gravíssimo. Por um lado, quando são realizadas as tomadas de instrumento é muito importante que não se façam coisas erradas. Devemos ter claro aonde queremos chegar com a sonoridade, e por exemplo, se estamos lidando com uma banda de heavy metal e se tenha gravado as guitarras com um Fender Twin, quando ouvirmos o resultado final depois de masterizar, as guitarras continuarão soando fora de lugar. Por outro lado as interpretações são muito importantes. Tudo bem que durante as edições podemos corrigir muitas coisas, mas uma coisa é corrigir, outra coisa é criar algo totalmente novo a partir de algo que tenha sido mal interpretado ou mal executado. Devemos considerar que repetir uma tomada leva muito pouco tempo quando comparamos com o tempo perdido em edições de coisas que estão mal gravadas. Lembre-se do custo. Tempo é dinheiro.
Também deve ser considerado que esta fase é a mais cara de todas, já que temos muitas pessoas envolvidas, muito equipamento e diferentes instalações. Portanto, qualquer atraso nessa fase pode acarretar transtornos, principalmente financeiros. Sendo assim, é de vital importância cumprir com todo o planejamento que foi projetado na fase de pré-produção.
Como resultado da fase de produção se obtém o master da gravação, que pode ser imenso devido a ter todos os canais de todos os temas que compõem a obra musical.

Sem comentários:

Enviar um comentário