O processo de produção musical se inicia no momento em que o produtor recebe uma demo da obra musical, seja em formato de áudio ou em partitura. Nesse momento inicia-se a fase de pré-produção.
Durante a pré-produção o produtor deve estar em contato direto com os músicos implicados, já que esta fase tem quase totalmente uma característica artística. É nesse momento que se decide quais temas irão constituir a produção, que arranjos musicais serão necessários e quais os músicos que serão utilizados na produção. No entanto, ainda que tenhamos dito que a pré-produção possui uma grande carga artística, o produtor vai ter também que decidir sobre aspectos técnicos e financeiros. O produtor, em função da forma que deseja que tenha a obra finalizada irá ter que decidir quais engenheiros irá empregar na produção, com quais instrumentos terá que contar nas sessões de gravação e em quais estúdios irá acontecer a gravação, a mixagem e a masterização.
Além disso o produtor deve planificar todo o processo e o que deverá ser investido para que se possa realizar a produção. Para isso deverá definir os calendários, custos de transporte, custos de hospedagem, o material que será necessário adquirir, os cachets a serem pagos,... No momento em que a produção for terminada, o produtor deve estar com tudo pronto para entrar e gravar no estúdio ou nos estúdios escolhidos. Devemos considerar que qualquer falha ou atraso durante o processo de gravação irá custar muito dinheiro. Durante o processo de pré-produção se realiza uma série de gravações chamadas prévias. Essas gravações não precisam ter uma grande qualidade sonora nem musical, de fato se deve fazer as primeira tomadas sem revisar, essas tomadas são usadas para determinar todos os canais que serão gravados durante a fase de produção e para conhecer de forma objetiva todos os arranjos musicais que foram feitos durante a fase de pré-produção. Em algumas ocasiões essas prévias são gravadas e mixadas em salas especializadas para isso dentro dos mesmos estúdios onde será feita a gravação pra valer da obra musical ou então são feitas em estúdios menores que estejam próximos dos locais onde moram os músicos de forma a diminuir os custos.
Sem comentários:
Enviar um comentário